quarta-feira, 28 de julho de 2010

Sistemas e Processos Organizacionais.

  • Neste instrumental primeiramente, aprendemos sobre: o Pensamento Sistêmico, BP (Conjunto de atividades na empresa, incluindo o Pensamento Sistêmico) e a relação deles com Sistemas. Com base nas explicações destes processos, nossa orientadora (Nina), nos deu uma tarefa: fazer a recontrução de uma sociedade; sem escolas e universidades, sem governates e impostos e sem trabalho. Ao concluírmos discutimos em sala de aula e retiramos nossas dúvidas.
  • Logo depois, recebemos de nossa orientadora um texto, onde teríamos de fazer: uma análise e identificar as etapas que constituíam o sistema demonstrado no texto, a que esse sistema estava servindo, por quê o sistema precisava de manuntenções e relacionar o texto com o pensamento sistêmico.
  • Na aula com a professora Cris, assistimos "A história das coisas", onde a apresentadora relatava as etapas e processos dos objetos que adquirimos diariamente, onde ampliamos o pequeno pensamento que temos sobre as coisas, e nos faz refletir sobre muitas coisas que as vezes achamos desnecessários. Ela nos concientiza sobre: nosso planeta finito, o uso demasiado dos recursos naturais, produto rotulados com adesivos "made in china", consmismo desenfreado, baixa durabilidade dos produtos adquiridos, a influência da mídia sobre nossas vidas, entre outros. Com base nestes conhecimentos, tería-mos de empregar esses recursos em nossa empresa, melhorá-la se degradar o meio ambiente, utilizar menos recursos naturais, e fazer reaproveitamento de vários recursos: tanto materiais como naturais.
  • Utilização dos conceitos: Missão, Visão e Valores. Após nossa orientadora ter nos instruídos sobre o assunto, ela nos deu a seguinte tarefa: Aplicar esses conceitos em nossas vidas (indivídual), e logo depois aplicá-lo em nossas empresas (em grupo). Após concluírmos todas as etapas de nossa empresa, foi a vez das apresentações, onde fomos avalíados desde a postura até a finalização, cada grupo foi avalíado indidualmente.
  • Próximo tópico: Poder X Autoridade. Aprendemos: a diferênça entre eles, seus conceitos e conclusões. Utilizando este mesmo processo de aprendizagem vimos a diferênça entre: Organograma e Fluxograma.
  • Economia Subterrânea: dividos em quatro grupos nossa turma apresentou um teatro (que também era um Fluxograma).O tema era: Roubo de uma carga de mídias, e a divulgação e venda de Cds piratas.

Nosso próximo tema será divulgado nos próximos dias, fiquem por dentro e nos acompanhe nessa aventura. Nossa turma agradece!!!

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Ola, sou do PET-010 do SENAC-CONSOLAÇÃO... Aprendemos e descobrimos muitas coisas relacionadas ao mundo do trabalho, coisas estas, que só aprenderíamos no PET.
    Se quiserem visitar o nosso BLOG, segue abaixo o link do mesmo:
    http://petsenac.webnode.com.br
    Existe um espaço que é possível deixar o seu recado para a nossa turma. No tópico: Livro de Visitas... Deixe o seu!

    ResponderExcluir